segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Descobri um livro unico no mundo" (Trabalho pedido pela helena)

É engraçado como um simples livro mudou a minha vida. Estava sentada na sala, estava um dia de chuva apesar de ser época de Verão, era um dia triste e cinzento, e eu lá me encontrava na sala a olhar para o ecrã da televisão, até resolvi levantar e ir ao quarto das arrumações cá de casa.
 Abri a porta muito devagarinho, pois naquele quarto só entra a minha mãe e muito raramento, lá a confusão é mais que muita, quase que nem se consegue andar lá por dentro, quando finalmente consegui chegar ao meio do quarto apercebi-me que estava algo diferente lá no chão, algo que me puxou a atenção. A capa era amarela, e dizia em letras bem gordas e pretas: "Quando a saudade é demais e não cabe no peito: escorre pelos olhos." , a unica coisa que consegui ter na minha memória foi avó. Por mais que me custe ainda falar disto, é por ele que a minha saudade vai aumentanto de dia para dia, e na verdade ela já e demais e escorre-me pelos olhos. Á medida que folheava o livro, mais as palavras faziam sentido na minha cabeça, basicamente o livro era o retrato do que foi a minha vida a um ano atrás, perdi o meu avó e esta menina no livro também, mas no meio de tanta infelicidade ela conseguia sorrir tal e qual como eu. Ainda estava no quarto e resolvi sair de lá, e voltar de novo para a sala, desta vez com o livro na mão, deitei-me ao comprido no sofá e continuei a lê-lo, á medida que as palavras se juntavam e faziam frases eu mais admirava o livro, foi talvez a primeira vez que li até ao fim sem parar, sem uma unica pausa para comer ou qualquer coisa pareçida, estava completamente "presa" a "ouvir" atentamente o que aquele menina tinha para dizer. Quanto mais lia, mais saudade tinha, e mais vontade de o voltar a ter por perto também. Mas aquela menina não, ela agia de maneira completamente diferente da minha, e eu perguntava porquê? Porque é que ela nao chora? Porque é que ela não fica triste? E no final cheguei a conclusão que sorrir é o melhor remédio para todos os males, e é a melhor maneira de eles, os que já partiram, sentirem que ainda nos lembramos deles, porque eu sei que apesar de não estarem connosco, eles olham sempre por nós. A Saudade não tem forma nem cor; não tem cheiro nem sabor. Fala-se nela, mas não se vê; só pensa nela quem acredita.
Ela é parte da ausência; ela é parte do amor; ela tem realidade, mas quem a tem sente dor, uma dor miudinha, que cresce no coração, e que nunca vem sozinha..Acompanha a solidão; quem a sente nunca esquece, nem nunca esquecerá, o sentimento que não adormece, por alguém que não está!. E agora após tudo isto, depois de ter lido este livro só consigo dizer: Tenho saudades tuas avó, mas é a sorrir que vou conseguir superar toda esta dor, e olha não fiques triste quando menos esperares eu vou aí visitar-te. E este foi o livro unico que mudou o mundo, pelo menos o meu mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário